As funções dos profissionais que atuam na segurança do trabalho podem variar de acordo com o nível da formação, e cada profissional tem papel importante na composição da equipe.
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Veja as principais funções:
- cria planos de prevenção;
- produz laudos técnicos;
- elabora e assina documentos e projetos de segurança;
- desenvolve programas de prevenção;
- realiza inspeções;
- orienta os colaboradores;
- analisa a conformidade da empresa para atender às exigências legais.
Técnico em Segurança do Trabalho
Confira as funções relacionadas:
- realiza inspeções no local de trabalho e em equipamentos para averiguar fatores de riscos;
- elabora e ministra treinamentos de segurança;
- orienta funcionários sobre normas de segurança;
- investiga causas de acidentes para propor medidas de prevenção.
Médico do Trabalho
Veja as atribuições do cargo:
- responsabiliza-se pela saúde ocupacional;
- realiza exames de admissão e demissão;
- oferece consultas em caso de acidentes;
- oferece consultas para prevenir doenças ocupacionais.
Enfermeiro do Trabalho
Veja as principais funções:
- apoia e orienta os funcionários sobre melhores práticas de saúde e bem-estar
- trata ferimentos e lesões;
- gestão da equipe e saúde dos funcionários.
Cabe ressaltar que a descrição completa das atividades inerentes à equipe de segurança do trabalho, bem como suas atribuições, está representada no Código Brasileiro de Ocupação – CBO.